A gestão por indicadores é uma metodologia de administração para avaliar os principais fatores de sucesso da empresa e se baseia no monitoramento dos processos com o objetivo de potencializar a tomada de decisão dos gestores.

O BSC – Balanced Scorecard (*) busca melhorias não incrementais em áreas críticas, tais como desenvolvimento de produtos, processos, clientes e mercados. É utilizado por organizações do setor privado, público e em ONG’s no mundo inteiro, e foi escolhido pela renomada revista Harvard Business Review (HBR) como uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos.

O BSC viabiliza a institucionalização das práticas de gestão e execução de serviços entre todos os membros das equipes, fazendo com que todos sejam de fato responsáveis pelo sucesso e pela governança destes serviços.

Alguns benefícios de uma gestão baseada em BSC, mas devidamente encapsulada em uma plataforma de automação e governança de processos:

  • Considera diferentes grupos de interesse na análise e execução da estratégia;
  • Comunica a estratégia;
  • Direciona e coloca o foco nas ações;
  • Trata o planejamento estratégico como um ser vivo a ser testado e monitorado continuamente;
  • Alinha a organização com a estratégia;
  • Promove a sinergia organizacional;
  • Constrói um sistema de gestão estratégica e vincula a estratégia com planejamento e orçamento;
  • Avalia as necessidades de mudanças;
  • Avalia os impactos das mudanças;
  • Estabelece as prioridades.
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1º passo: Identificar os processos essenciais do negócio
“Somos o que repetidamente fazemos. A excelência não é um fato, mas um hábito.”
(Aristóteles)

2º passo: Organizar e integrar os componentes estratégicos do negócio
“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.”
(Lewis Carroll)

3º passo: Estruturar o Balanced Scorecard para gestão do negócio
“Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar.”
(William Thomson)

Modelo para gestão de operações com BSC

Acesse mais detalhes nesta apresentação.

(*) Robert Kaplan e David Norton introduziram o método BSC em seu artigo: “O Balanced Scorecard: Medidas que impulsionam o desempenho“, publicado em 1992 na Harvard Business Review (HBR).