Por que Gerenciar Operações?
- Para identificar, documentar e publicar todas as práticas e os conhecimentos relevantes do negócio, que até então estavam apenas sob o domínio dos fundadores do empreendimento.
- Para definir o “modus operandi” do empreendimento, permitindo a comparação com concorrentes e a melhoria continuada das práticas do negócio.
- Para prover conteúdo para a sistematização e a automação destas práticas, incrementando a produtividade do negócio.
Gerenciamos as operações para maximizar o valor do negócio
- A construção do valor do negócio é realizada através da gestão eficaz do seu portfólio de programas, projetos e processos.
- Os programas e projetos atenderão as metas temporárias (curto, médio e longo prazo) da empresa, enquanto os processos atenderão as metas operacionais diárias.
- É na conjunção e no balanceamento dos projetos e processos que as organizações poderão maximizar o valor do seu negócio.
Operações = Processos + Projetos
- Utilizamos projetos para mapear, redesenhar e implantar processos, e utilizamos processos para desenvolver e gerenciar projetos.
- A implantação de um EPP – Escritório de Projetos e Processos (ou PPMO – Project and Process Management Office) tem como principal objetivo incorporar uma estrutura de excelência na gestão corporativa, promovendo uma visão unificada, mais abrangente, consolidada e integrada do valor do negócio e das ações necessárias para incrementar esse valor.
- Consiste na junção de dois conceitos: Escritório de Processos (BPMO – Business Process Management Office) e Escritório de Projetos (PMO – Project Management Office).
Por onde começar?
Um caminho bem prático é iniciar pelo Business Model Canvas, identificando os processos e seus relacionamentos.