A gestão por indicadores é uma metodologia de administração para avaliar os principais fatores de sucesso da empresa e se baseia no monitoramento dos processos com o objetivo de potencializar a tomada de decisão dos gestores.
O BSC – Balanced Scorecard (*) busca melhorias não incrementais em áreas críticas, tais como desenvolvimento de produtos, processos, clientes e mercados. É utilizado por organizações do setor privado, público e em ONG’s no mundo inteiro, e foi escolhido pela renomada revista Harvard Business Review (HBR) como uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos.
O BSC viabiliza a institucionalização das práticas de gestão e execução de serviços entre todos os membros das equipes, fazendo com que todos sejam de fato responsáveis pelo sucesso e pela governança destes serviços.
Alguns benefícios de uma gestão baseada em BSC, mas devidamente encapsulada em uma plataforma de automação e governança de processos:
- Considera diferentes grupos de interesse na análise e execução da estratégia;
- Comunica a estratégia;
- Direciona e coloca o foco nas ações;
- Trata o planejamento estratégico como um ser vivo a ser testado e monitorado continuamente;
- Alinha a organização com a estratégia;
- Promove a sinergia organizacional;
- Constrói um sistema de gestão estratégica e vincula a estratégia com planejamento e orçamento;
- Avalia as necessidades de mudanças;
- Avalia os impactos das mudanças;
- Estabelece as prioridades.
1º passo: Identificar os processos essenciais do negócio
“Somos o que repetidamente fazemos. A excelência não é um fato, mas um hábito.”
(Aristóteles)
2º passo: Organizar e integrar os componentes estratégicos do negócio
“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.”
(Lewis Carroll)
3º passo: Estruturar o Balanced Scorecard para gestão do negócio
“Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar.”
(William Thomson)
Acesse mais detalhes nesta apresentação.
(*) Robert Kaplan e David Norton introduziram o método BSC em seu artigo: “O Balanced Scorecard: Medidas que impulsionam o desempenho“, publicado em 1992 na Harvard Business Review (HBR).